quinta-feira, 4 de setembro de 2008


GRD - Mayara


Evolução histórica

Um dos primeiros relatos acerca do princípio da atividade física associada ao ritmo vem de Russeau (1712-1778), que realizou um estudo sobre o desenvolvimento técnico e prático da ginástica para a educação infantil. Foi por meio dos trabalhos de Muts (1759-1839), considerado um dos pioneiros da ginástica, que se obteve o desenvolvimento das atividades ginásticas relacionadas ao fortalecimento do indivíduo e também com o propósito de proporcionar saúde e preparação para a guerra.


Regras

Existem cinco tipos de aparelhos na GRD: bola, fita, maça, arco e corda. Nem todos eles, contudo, são utilizados na mesma competição. No caso das Olimpíadas e dos Jogos Pan-Americanos, por exemplo, a Federação Internacional de Ginástica define quais deverão ser usados.

Todas as apresentações individuais devem ocorrer entre 75 e 90 segundos, enquanto as apresentações em conjunto precisam ser realizadas entre 135 e 150 segundos. O fim da seqüência tem de ocorrer simultaneamente ao término da música.


Técnicas

A parte técnica da avaliação, não é tão simples. Existem alguns movimentos básicos de corpo, feitos com a maioria dos aparelhos, como a atitude, a flexibilidade e a onda, o moinho, o pivots e os véus.


Equipamentos

Existem cinco tipos de equipamentos utilizados em uma prova de ginástica rítmica: o arco, a fita, a maça, a bola e a corda. O arco consiste em um cilindro em forma de esfera, feito de madeira ou plástico, conhecido como “bambolê”, que deve ter diâmetro de 80 cm a 90 cm e peso de 300 g.

O uniforme da atleta, por sua vez, consiste em um collant, roupa de lycra justa ao corpo que facilita os movimentos. Além disso, elas devem ter cabelos curtos ou usá-los presos, também para não prejudicar a movimentação.

Um comentário:

Hatanaka, Rebeca,Mayara,Ana Paula e Fabio disse...

GR - Mayara

Eu gostei de fazer este trabalho, pois a Ginástica Rítmica é um dos esportes que mais tem crescido nos últimos anos, e também é muito importante aprender sobre a GR, sem falar que é um dos esportes mais lindos. E também é um esporte muito difícil de se praticar, exige muita atividade fisíca e força de vontade.