quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Resumo - Rebecca




Ginástica Rítmica


A ginastica rítmica é uma atividade de infinitas possibilidades de movimentos corporais,realizados fluentemente em harmonia com a música e o manejo dos aparelhos dessa modalidade olímpica.A ginástica rítmica desenvolve graça e beleza em movimentos criativos que proporcionam prazer estético aos que a assistem.

Principais eventos: Jogos Olímpicos,o Campeonato Mundial,o Campeonato Europeu e o torneio internacional de Corbeil-Essonnes.

Origem:A Ginástica Ritmica começou com a variação da Ginástica Artística.Durante a Segunda Guerra mundial,houve um período conhecido como Bloqueio Ginástico,devido a proibição alemã da prática do esporte.Justamente após esse período,começaram a surgir na Europa os primeiros esboços da GR em si,como um modo de aliar ritmo e expressividade aos movimentos da ginástica tradicional.

Pontuação:O resultado base para cada exercício é de 9.6 pontos.Nas competições em grupo a pontuação base é de 19.20,sendo a pontuação máxima 20 pontos.
A ordem dos exercícios é decidida pela Federação Internacional de Ginástica.
Faltas:Falta de unidade no exercício;falta de equilíbrio entre os diversos elementos; utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte dos elementos;música inadequada;falta de variedades nos elementos executados;começar o exercício sem contato com o aparelho.

Provas:ARCO: Os passos a serem realizados com o arco são os saltos,as rotações,atirar e apanhar o arco.
BOLA:A Bola pode ser agarrada,apenas sustentada com as mãos.São necessários movimentos graciosos como rodá-la e atirá-la pelo ar.
MAÇAS:Os movimentos mais frequentes neste exercício são as rotações,atirar as maças ao ar ou passá-las de mão em mão.
FITA:O exercício com a fita proporciona um espetáculo bonito quando a ginasta a agita de modo a formar diferentes padrões e figuras.
CORDA:Existem diversos exercicios com corda,balanços,círculos,enrolar e desnrolar a corda,atirar ou receber.As ginastas podem ainda saltar através da corda aberta ou dobrada de diferentes formas.

Tática: Para melhorar o desempenho de uma ginasta,há alguns pontos importantes que devem ser considerados:
compreender e dominar as diferentes técnicas;alguns elementos são mais importantes do que outros,mas também podem ser mais dificeis ou arriscados;a ginasta deve concentrar-se nos elementos mais dificeis que valem mais pontos;os elementos de ligação não devem ser esquecidos;é necessário interpretar todos os elementos de uma forma clara e simples.

As competições são individuais ou em grupo de 5 ginastas.Cada movimento de uma rotina de Ginástica Rítmica envolveum grau alto de habilidade atlética.Um ginasta rítmico deve possuir muitas habilidades,força,energia,flexibilidade,agilidade,destreza e resistência.Em grupo o essencial é a sensibilidade,adaptação rápida e antecipação.
A ginástica rítmica é um gracioso esporte
que faz quem a vê se sentir bem e quem a pratica melhor ainda.
Ela exige muito preparo físico por parte do atleta.Esse trabalho nos informa um pouco mais sobre essa atividade olimpica que é pouco conhecida pelas pessoas.
Uma boa apresentação é dificil,mas não impossivel,requer muito treino e vontade de quem a pratica.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei vou copia para ganhar nota